tile banner 03 transp

Destaques & Imprensa

sustentabilidade

Edifício São Carlos recebe Menção Honrosa
Agosto, 2023

O edifício é anterior ao terramoto de 1755, após o qual sofreu uma reedificação, alargada a toda a zona baixa da Lisboa devastada. Desde então, o Largo de São Carlos viveu diferentes períodos de riqueza cultural e arquitetónica, dos quais se destaca a construção do Real Teatro de São Carlos, inaugurado em 1793. A partir da segunda metade do século XX, a zona do Chiado foi votada a um abandono que se traduziu na deterioração do seu tecido urbano, com grandes riscos de perdas patrimoniais de elevado valor histórico e cultural.

Nas últimas três décadas, assistimos ao renascer de um Chiado adormecido, em luta constante contra a cedência ao retorno financeiro imediatista do turismo crescente. A recuperação deste edifício significa o ressurgimento (e faz justiça) aos padrões do pulsar do epicentro elegante e requintado da Lisboa novecentista.

As opções tomadas relativas às suas áreas excecionais e qualidade ímpar da estrutura e dos acabamentos, resultam num elevar dos critérios até agora por ali vistos e, inevitavelmente, contamina positivamente as futuras intervenções na zona. Os felizes moradores do São Carlos trarão eles próprios essa exigência à oferta comercial e cultural existente. Com eles, e com os que atraídos por eles virão, aquela que concorre como a mais nobre zona da cidade combate a perigosa tendência de descaracterização, banalização e perda de qualidade tão difíceis de combater em qualquer metrópole de índole cosmopolita. O melhor da identidade lisboeta está promovido e salvaguardado nesta reabilitação.

Paralelamente, o valor material, intrinsecamente alto, desta zona, potencia-se, servindo de íman a futuros investimentos de qualidade. O coração da cidade deve ser vivido novamente, em profundidade e consciência, por oposição à subjugação a uma utilização mercantilista e superficial. A Vogue Homes proporciona com o edifício São Carlos a melhor expressão dessa desejada vivência. Respeita o passado, enche o presente e assegura o futuro.