
O edifício São Carlos, em Lisboa, foi construído antes do terramoto de 1755 e recuperado pela Vogue Homes num projecto que se demarca como um incomparável exemplo de sucesso na revitalização do Chiado. Além de trazer de volta um património histórico-cultural valioso, a intervenção oferece áreas habitacionais de excepção e um comércio diferenciado no piso térreo, atraindo um dinamismo elegante e cosmopolita.
O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana é uma iniciativa que distingue as intervenções urbanas que mais contribuem para a qualificação das cidades e para o bem-estar da comunidade em várias vertentes. Criado pela Vida Imobiliária e pela Promevi, o prémio avalia o sucesso das intervenções através da aceitação do mercado, do seu valor social, do impacto na comunidade e da capacidade de induzir mudanças no tecido urbano.
O edifício São Carlos, em Lisboa, é anterior ao terramoto de 1755 e, após a sua reedificação, tornou-se um importante marco da arquitetura Belle Époque. A zona do Chiado foi, infelizmente, votada ao abandono durante a segunda metade do século XX, resultando na deterioração do seu património histórico e cultural. Nas últimas décadas, o Chiado tem vindo a renascer com fervor e a recuperação deste edifício é um exemplo excepcional do reavivar daquele que já foi o epicentro da cultura na Lisboa novecentista.
O piso térreo irá receber um comércio diferenciado, promovendo uma nova dinâmica social e comercial, em perfeito equilíbrio com a componente habitacional dos restantes andares do prédio. Esta intervenção foi muito além dos requisitos legais obrigatórios da reabilitação urbana e servirá certamente de referência e inspiração para futuros investimentos de qualidade na zona. A disrupção criada pela sua qualidade incomparável e grandes áreas habitacionais trará ela própria novas disrupções que se perpetuarão, ajudando a combater a descaracterização, banalização e perda de qualidade tão difíceis de contrariar em qualquer metrópole cosmopolita.
A recuperação do edifício São Carlos foi um desafio associado a uma enorme responsabilidade, da qual a Vogue Homes sempre esteve consciente. Respeita o passado, enche o presente e assegura o futuro.