tile banner 03 transp

Destaques & Imprensa


A décima edição da Semana da Reabilitação Urbana regressou ao palco no LX Factory, de 29 a 31 de março, com a temática “Reabilitação, construção e sustentabilidade”
Março, 2023 - (re)Portugal / Vida Imobiliária

A décima edição da Semana da Reabilitação Urbana foi mais uma vez um sucesso. O evento decorreu na LX Factory, de 29 a 31 de março, e teve como tema “Reabilitação, Construção e Sustentabilidade”. Foram realizadas 14 000 inscrições, por cerca de 1 850 pessoas, distribuídas pelas 28 conferências que constituíram a programação deste ano.

Joaquim Lico, CEO da Vogue Homes, participou na Mesa Redonda "Lisboa - As novas centralidades e as oportunidades de Investimento", sublinhando a importância de uma avaliação ágil dos processos de licenciamento urbano para os promotores imobiliários. "Quanto mais tempo o processo está em apreciação e avaliação, maior é o impacto financeiro nos projetos", afirmou, destacando que este é um dos fatores mais relevantes a considerar quando se investe no setor imobiliário. Segundo ele, essa demora pode comprometer a construção de habitações destinadas à classe média, tornando-as menos acessíveis em termos de valor de aquisição.

Outra questão levantada pelo CEO da Vogue Homes foi a morosidade na emissão das licenças de utilização. "Como é que um simples processo administrativo, por vezes, demora mais do que construir o próprio edifício? Este é um tema de extrema importância, pois introduz uma grande morosidade naquilo que é o ciclo do projeto", referiu.

Na sua opinião, a uniformização da interpretação dos regulamentos municipais seria fundamental para os promotores e técnicos, permitindo-lhes ter uma linha condutora clara no desenvolvimento dos projetos. Além disso, Joaquim Lico destacou o tema das consultas às entidades externas e sugeriu que a Câmara Municipal de Lisboa pudesse instituir um procedimento de aprovação tácita para acelerar o processo de licenciamento.

Na temática da Lisboa dos Bairros, Joana Almeida, Vereadora do Urbanismo, dos Sistemas de Informação e Cidade Inteligente, e da Transparência e Prevenção da Corrupção da Câmara Municipal de Lisboa, partilhou que a Câmara de Lisboa tem uma equipa a trabalhar a cidade dos 15 minutos: «o programa Há vida no meu Bairro pretende executar este conceito, onde funções urbanas essenciais podem estar a um intervalo de 15 minutos a pé».

Durante estes dias, foram conhecidos os candidatos ao Prémio Nacional da Reabilitação Urbana, em exposição permanente, dentro dos quais encontramos o edifício São Carlos, em Lisboa. O programa incluiu apresentações de casos de estudo que estão por detrás de alguns dos trabalhos já premiados pelo PNRU em anos anteriores e que mereceram menção de Claúdia Beirão Lopes, Director of Licensing & Urban Planning da Reify: “Em Portugal, fazem-se coisas com muita qualidade, muito bem feitas».

A Vogue Homes agradece a todos os que estiveram presentes no evento e renova a sua disponibilidade para esclarecer quaisquer questões através dos contactos habituais: +351 213 461 246 ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.